quinta-feira, 29 de março de 2012

Degradação ambiental (6): ALERTA, a vegetação, a fauna, o solo, o subsolo e a água continuam sendo degradados pelo sergipano, que já está se tornou vítima de seus próprios procedimentos.

Em Aracaju, o manguezal vem sendo degradado, desde a “construção” da cidade em 1855, sem direito a trégua. Atualmente, a morte das árvores do manguezal da Praia Treze de Julho ganhou ritmo acelerado, o que é compatível com o desejo de muitos "cidadãos" inconscientes de especular sobre aquele recurso natural.


Mangue morto na Praia Treze de Julho. (Março, 2012).
Dentro do bosque, o solo encontra-se coberto com detritos que chegam pelos canais pluviais, além do lixo continuamente depositado. Árvores irremediavelmente secas, denunciam prováveis causas que vão além do simples esgoto doméstico. Substâncias tóxicas provenientes de várias fontes podem ser a causa. Diversos agentes provocam mortandade do manguezal: óleos lubrificantes, desengraxantes, óleo de cozinha, dentre outros.


Solo do bosque de mangue na Treze de Julho.


Esgotos "in natura" continuam promovendo grande desconforto ambiental, criando uma atmosfera irrespirável em toda a capital. O odor fétido de esgotos se espalha por todos os bairros de Aracaju, notadamente no "Jardins". Esgotos são lançados de forma absurda em um lago de água doce que fica no Parque da Sementeira.

O "Esgoto dos Cisnes" uma peça de péssimo gosto!
Lixo e aterro podem ser observados ao longo dos manguezais situados em outras partes, como no bairro Inácio Barbosa. Na região da "Prainha", na Atalaia, a carga de esgotos é imensa!

Lixo e aterro no Inácio Barbosa.


Esgotos volumosos que desaguam no mangue da "Prainha", Atalaia.

A atmosfera vem sendo  agredida continuamente, não só pela queima de combustíveis fósseis, mas também pelas queimadas dos canaviais, florestas, restingas, lagoas costeiras, e do lixo, de vários tipos. O sergipano tem mania de tocar fogo até como diversão. Lamentável!

Lixo de oficinas mecânicas sendo incinerado no fundo da ADEMA! 28/03/2012.

Lagos costeiras sendo incendiadas, na região do Mosqueiro. (26/03/2012).

Lixo incinerado em ponto turístico: Praia do Saco, Estância. A vegetação seca durante o verão é alvo de vandalismo, como pode ser verificado na foto seguinte. Acontece em todo estado! Uma vergonha!
Lixeira na Praia do Saco, Estância.

Mata de restinga, continuamente incendiada! Caueira, março 2012.

O mais interessante é o seguinte:
"O Pelotão Ambiental é uma subunidade da Polícia Militar de Sergipe que atua na proteção do meio ambiente, com o fito de mantê-lo ecologicamente equilibrado, por meio da preservação do bioma Mata Atlântica, manguezais, vegetação de restinga, caatinga, fauna, flora e recursos hídricos e minerais. O crime flagrado está tipificado no Artigo 38-A, da Lei 9.605/98 (Lei de crimes ambientais)."
O que impede esta subunidade da Polícia Militar de Sergipe de coibir tais abusos?

POSTAGEM EM CONSTRUÇÃO!


2 comentários:

  1. É quase inacreditável... ênfase no "quase", pois o fato de ter que pausar a cada dez palavras que escrevo, seja pra dar um tapinha nas minhas pernas, seja nos meus braços, e em tantas outras partes, tornam os problemas cada vez mais vivos. Aqui no Nobre bairro, que a burguesia enche a boca pra chamar de Jardins, os Culex estão dominando! Pra quem não conhece, Culex é a popular "muriçoca" e tem predileção pelo esgoto para suas larvas desenvolverem e esgoto por aqui é o que não falta.
    Não gosto muito de dar tanta legitimidade à questão institucional, mas chega a ser vergonhoso o quanto as práticas se distanciam do que está no papel, e a nossa "capacidade" de distorcer o foco da questão, jogando a culpa nas vítimas do sistema e apontando cada vez mais pra soluções individuais e pontuais chega a ser patético. O "rabo preso" das nossas autoridades sobre as grandes construtoras têm tirado o nosso sono (literalmente, o zum-zum-zum nos ouvidos à noite não me deixam mentir), mas parece que precisamos perder mais noites de sono para despertarmos.
    Enquanto isso, nos resta agir dentro da mínima gama de opções que nos restaram e torcer pra Lovelock estar errado sobre Gaia... que tenhamos tempo de agir antes da sua vingança.
    Mas enquanto houver repelentes, a gente finge que dorme e poupa a saliva, o cansaço, os neurônios... é tempo de fingir que somos amigos dos Culex! Agora peço licença... tá impossível de digitar... preciso dar mais uns tapinhas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E pensar que a premissa da atual campanha da prefeitura de Aracaju ("reduza sua pegada ecológica") baseia-se na premissa de que é "uma ação que em toda sua concepção visa elevar o nível de consciência da população" sobre questões ambientais...patético ainda é pouco.
      Ainda acho que "Culex" é café pequeno!

      Excluir